5 formas de reutilizar a borra de café

Publicado em 02/02/2022


Depois do café, o que você costuma fazer com a borra que fica no filtro ou na máquina? Veja no nosso post de hoje 5 formas de utilizar esse resíduo sem precisar jogá-lo sempre no lixo.

1. Adubo orgânico

O café é rico em nutrientes como cobre, potássio, magnésio, ácidos e matéria orgânica, ajudando a fertilizar o solo. Para conseguir os benefícios desses nutrientes, misture 100 gramas de borra de café em 1 litro de água e jogue na terra onde cultiva plantas e hortaliças.

2. Inseticida natural

Para acabar com as formigas: espalhe a borra de café nos locais onde as formigas passam. Dá até para jogar o café diretamente no formigueiro e eliminar a fonte do problema. Lembrando apenas que ele deve estar sem açúcar, senão você terá o efeito contrário.

Para acabar com o mosquito da dengue: use a borra de café no fundo de pratos e vasos de plantas. Esse truque ajuda a matar as larvas do mosquito.

3. Elimina mau cheiro

Por conter nitrogênio, a borra de café tem poder de eliminar gás sulfúrico do ar – o que ajuda a neutralizar os odores ruins em todos os locais da casa. Primeiro, deixe a borra secar ao sol. Depois, é só colocar no local em que o cheiro está incomodando.

4. Limpeza doméstica

A borra de café tem propriedade abrasiva, por isso facilita a limpeza de sujeiras mais difíceis. Acrescente um pouco do produto no detergente para potencializar os resultados e use na bancada da pia. Cuidado apenas com as superfícies porosas, que podem ficar manchadas de marrom.

5. Esfoliante para a pele

Você ainda pode produzir um esfoliante natural de alta qualidade para acabar com a sujeira e remover as células mortas da pele. Misture a borra de café com óleo de coco ou água, formando uma pastinha. Esfregue suavemente na pele e depois lave com água e sabão.

E aí, gostou dessas dicas?

Nossas Lojas

Acompanhe as nossas redes sociais

@amistecafe

Newsletter