Conheça os tipos mais comuns de café arábica

Publicado em 06/12/2021


Proveniente das montanhas da Etiópia, o arábica é a espécie que dá origem aos chamados cafés finos, considerada nobre por sua complexidade de aroma e sabor (doçura e acidez). 

Conheça no nosso post algumas das suas principais variedades de grãos, que ajudam a explicar porque o café arábica representa, hoje, 3/4 da produção mundial de café, concentrada entre Américas do Sul e Central.

Bourbon

Essa é uma das variedades de café Arábica mais conhecidas, além de ser considerada uma das melhores para produzir cafés gourmet.

Ela pode ser encontrada também em duas versões: Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo.

Ele é um café de sabor equilibrado e adocicado, de corpo médio, aroma intenso que lembra caramelo, e uma textura achocolatada e suave.

Catuaí

A Catuaí é uma variedade da espécie Coffea arabica amplamente cultivada no Brasil, especialmente na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

É um café de sabor leve e suave, aroma adocicado com notas florais, acidez moderada, que dispensa até o açúcar. Ele também possui variações como o Catuaí Vermelho e Amarelo, que são menos encorpados.

Icatu

A variedade Icatu também possui duas variações: o Icatu Vermelho, que é um híbrido entre o Robusta, Mundo Novo e Bourbon Vermelho; e o Icatu Amarelo, que é o resultado do cruzamento do Mundo Novo com o Bourbon Amarelo.

Apresenta sabor semelhante ao caramelo, aromas florais e cítricos, e uma acidez também cítrica bem destacada.

Catucaí

O Catucaí é o resultado do cruzamento das variedades Icatu e Catuaí, e também se divide em Vermelho e Amarelo.

É um café considerado suave que apresenta uma doçura natural, acidez média, sabor cítrico e frutado, e aroma marcante, uma das principais características de um café arábica de alta qualidade. 

Mundo Novo

Essa é outra variedade de café arábica que fornece cafés extremamente saborosos e de altíssima qualidade, por isso são muito requisitados.

O Mundo Novo possui sabor marcante e aroma suave, sendo muito utilizado em várias receitas e drinks, inclusive de café gelado.

Topázio

Variedade de café arábica encontrada em Minas Gerais, proveniente do cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Catuaí Amarelo. É um café bastante saboroso, de sabor suave e complexo, aroma intenso e cítrico, que deixa um gosto agradável na boca.

Por isso, é outro tipo de café muito utilizado em receitas de cafés gelados.

Acaiá

Essa é uma variedade de café arábica brasileiríssima, que pode harmonizar bem em blends com grãos Bourbon, resultando em uma bebida forte e intensa.

Quando puro, o Acaiá é um café de corpo médio e equilibrado, sabor forte, intenso e achocolatado, e acidez média com notas aromáticas frutadas. É um café mais recomendado àqueles que preferem um café suave e sofisticado.

Nossas Lojas

Acompanhe as nossas redes sociais

@amistecafe

Newsletter