Dicas para fazer um café espresso perfeito
Publicado em 25/04/2022
Para um amante de café, tem coisa melhor do que o aroma da bebida sendo preparada ali, na hora. Na máquina profissional ou de maneira mais caseira, fazer um bom café espresso exige alguns conhecimentos e cuidados simples, mas que farão muita diferença no sabor da sua bebida. Preparamos dicas para te ajudar a fazer um espresso delicioso:
- Atenção com a água
Prefira água mineral filtrada ao invés de água de torneira – por mais que tenha sido filtrada. A concentração de calcário e cloro na água de torneira pode atrapalhar o bom funcionamento da sua máquina e alterar o sabor do café. Mesmo usando sempre água mineral, é importante usar um anti-calcário na máquina de tempos em tempos para manter seu bom funcionamento.
- Escolha um bom café
Em grãos ou já moído, a qualidade do café que você comprar vai impactar diretamente no sabor do seu espresso. Procure bons fornecedores e certifique-se que o café esteja armazenado da forma correta no estabelecimento, por exemplo.Nossa dica para ter a melhor experiência com o café espresso é optar pelo tipo superior, especial ou gourmet/premium. Antes de moer, verifique, por exemplo, se os grãos estão inteiros, uniformes, não tão escuros e com a superfície não oleosa.
- Escolha a moagem certa
Se a sua máquina utilizar o grão já moído, na hora da compra do insumo é importante lembrar de pedir uma moagem própria para espresso.
- De olho no tempo
Para extrair o café expresso são necessários cerca de 30 segundos, mas essa não é exatamente uma regra tão específica, pois o tempo é influenciado pela qualidade, compactação e umidade do café. O mais importante é que a saída da bebida deve formar um fio contínuo e uniforme e não ser rápida, nem muito lenta.
- Não esqueça de fazer manutenção no equipamento

Mesmo usando adequadamente o equipamento, utilizando água mineral e tomando todos os cuidados, é preciso fazer uma manutenção periódica na sua máquina de café espresso. É provável, por exemplo, que você precise fazer o processo que chamamos de descalcificação depois de um número de doses ou litros de bebidas servidas, que é pré-determinado pelo software de cada máquina. Ele evita não apenas danos à máquina como também garante a qualidade do café.
Tomando esses cuidados você certamente terá um espresso muito mais saboroso!
Gostou das dicas? Compartilhe com aquela pessoa que também adora um bom café!