Dicas para fazer um café espresso perfeito

Publicado em 25/04/2022


Para um amante de café, tem coisa melhor do que o aroma da bebida sendo preparada ali, na hora. Na máquina profissional ou de maneira mais caseira, fazer um bom café espresso exige alguns conhecimentos e cuidados simples, mas que farão muita diferença no sabor da sua bebida. Preparamos dicas para te ajudar a fazer um espresso delicioso:

  •  Atenção com a água

Prefira água mineral filtrada ao invés de água de torneira – por mais que tenha sido filtrada. A concentração de calcário e cloro na água de torneira pode atrapalhar o bom funcionamento da sua máquina e alterar o sabor do café. Mesmo usando sempre água mineral, é importante usar um anti-calcário na máquina de tempos em tempos para manter seu bom funcionamento.

  • Escolha um bom café

Em grãos ou já moído, a qualidade do café que você comprar vai impactar diretamente no sabor do seu espresso. Procure bons fornecedores e certifique-se que o café esteja armazenado da forma correta no estabelecimento, por exemplo.Nossa dica para ter a melhor experiência com o café espresso é optar pelo tipo superior, especial ou gourmet/premium. Antes de moer, verifique, por exemplo, se os grãos estão inteiros, uniformes, não tão escuros e com a superfície não oleosa.

  •  Escolha a moagem certa

Se a sua máquina utilizar o grão já moído, na hora da compra do insumo é importante lembrar de pedir uma moagem própria para espresso. 

  • De olho no tempo

Para extrair o café expresso são necessários cerca de 30 segundos, mas essa não é exatamente uma regra tão específica, pois o tempo é influenciado pela qualidade, compactação e umidade do café. O mais importante é que a saída da bebida deve formar um fio contínuo e uniforme e não ser rápida, nem muito lenta.

  • Não esqueça de fazer manutenção no equipamento

Mesmo usando adequadamente o equipamento, utilizando água mineral e tomando todos os cuidados, é preciso fazer uma manutenção periódica na sua máquina de café espresso. É provável, por exemplo, que você precise fazer o processo que chamamos de descalcificação depois de um número de doses ou litros de bebidas servidas, que é pré-determinado pelo software de cada máquina. Ele evita não apenas danos à máquina como também garante a qualidade do café. 

Tomando esses cuidados você certamente terá um espresso muito mais saboroso!

Gostou das dicas? Compartilhe com aquela pessoa que também adora um bom café!

Nossas Lojas

Acompanhe as nossas redes sociais

@amistecafe

Newsletter