Fluxo de caixa: por que ele é essencial no sucesso do seu negócio?

Publicado em 27/08/2021

Gerenciar um negócio é ver dinheiro entrando e dinheiro saindo todos os dias. Por isso, tão importante quanto investir em uma empresa sólida, é saber lidar com as finanças e com o fluxo de caixa. Se perder nas contas é mais fácil do que se pensa e é por essa razão que ser organizado é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

Quando falamos das entradas e saídas de uma empresa, estamos falando de fluxo de caixa. Importantíssimo, é ele quem garante a saúde financeira do seu negócio. Se você é um empreendedor, é fundamental que você se faça a seguinte pergunta: você está gerando um lucro sustentável? Ou sua empresa não está sabendo se organizar e seu fluxo de caixa está bagunçado, gerando lucro apenas em determinadas épocas do ano e operando no vermelho em outras?

Para que você aprenda mais sobre fluxo de caixa e entenda por que ele é essencial no seu sucesso, reunimos algumas dicas que podem te ajudar:

Fluxo de caixa, o que é?

Fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta de controle financeiro que permite que se gerencie as operações dentro de uma empresa através de uma relação entre receitas e despesas (entradas e saídas) realizada em períodos determinados. O fluxo de caixa é baseado em uma equação bastante simples, mas é o que garante a saúde financeira de um negócio, já que permite que a tomada de decisões possa ser feita de maneira mais inteligente, otimizando os recursos da empresa.

Qual a importância do fluxo de caixa?

Saber gerenciar bem seu fluxo de caixa traz inúmeros benefícios para a sua empresa, como por exemplo:

Você consegue gerenciar melhor seus gastos

Quando você tem um bom fluxo de caixa, você consegue analisar rapidamente e com mais certeza quais gastos estão sendo desnecessários dentro da sua empresa. A partir daí, você pode, por exemplo, perceber um determinado setor que está gastando recursos desnecessários e fazer as mudanças necessárias para evitar desperdício de dinheiro.

Você consegue se planejar melhor

O fluxo de caixa também acaba sendo muito importante no planejamento do seu negócio. Analisando os dados, você consegue prever melhor em quais meses tem mais entradas, em quais tem mais saídas, em quais tende a ter lucros menores, etc. A partir daí fica mais fácil se organizar para, por exemplo, criar estratégias para vender mais em meses de baixa; poupar mais nos períodos em que o caixa fecha com uma alta grande; investir em mais suprimentos nos meses de maiores vendas, entre outras estratégias que podem ajudar a sua empresa a lucrar mais e melhor.

Você consegue tomar decisões mais acertadas:

O fluxo de caixa também funciona como um “norte” na sua empresa. Analisando os dados que você consegue capturar a partir do fluxo de caixa, fica mais fácil de se planejar e tomar decisões mais acertadas. Sabendo as épocas em que a sua empresa tem mais ou menos lucro, é mais simples planejar boas estratégias, saber a hora certa de investir em algo novo, etc.

Se empreendedorismo é um assunto que te interessa e você tem vontade de abrir o seu próprio negócio, você precisa conhecer a Amiste Café. Somos uma empresa referência no setor de aluguel de máquinas de café e possuímos um modelo de negócios inovador e único no mercado. Com franquias espalhadas por várias regiões do Brasil, temos um time de franqueados muito satisfeitos com os resultados obtidos. Vem investir com a gente! Visite nosso site e saiba mais.

Nossas Lojas

Acompanhe as nossas redes sociais

@amistecafe

Newsletter