Pausa para o café: benefícios para a sua empresa

Publicado em 04/04/2022


O estilo de gestão nas empresas tem passado por inúmeras mudanças, provocadas principalmente por fatores externos que impactam a economia ao redor do mundo, assim como pelo ingresso da nova geração (nascidos em meados da década de 90 até meados dos anos 2000) no mercado de trabalho.

Uma forma das empresas sobreviverem e se destacarem nesse meio cada vez mais competitivo é dispor de uma boa equipe de colaboradores, capazes de fornecer um atendimento de qualidade e criarem soluções para os problemas complexos que surgem dentro e fora do ambiente de trabalho.

Porém, o segredo para ter uma equipe de alta performance não está única e exclusivamente na etapa de recrutamento e seleção, mas também em formas de gerenciar e liderar os colaboradores, mantendo bons funcionários na empresa e reduzindo as taxas de rotatividade de colaboradores. 

Demissões geram custos altos para as empresas

Fonte: Freepik

Entre os principais motivadores que levam os colaboradores a se desligarem das empresas, estão a cobrança excessiva, o bloqueio de criatividade e a falta de autonomia. E uma alta rotatividade acaba sendo prejudicial para todos no ambiente de trabalho. Gera-se um clima estressante na equipe, criando a necessidade de abrir um novo processo de seleção para repor os funcionários que deixaram seus cargos, além de treinamento e adaptação do colaborador nas funções, tarefas e cultura da empresa.

Solução simples tem se mostrado eficaz

Procurando uma forma menos custosa de aliviar o estresse no trabalho e evitar síndrome de Burnout na equipe, empresas têm adaptado ambientes de descompressão, que nada mais são do que espaços onde os colaboradores podem tirar cerca de 15 minutos para fazer uma pausa, tomar um café e conversar com outros colaboradores. 

Esse intervalo pode acalmar os ânimos depois de um momento de estresse ou de horas de trabalho, além de promover a possibilidade de enriquecer a rede de contatos. O gás na produção também vem da cafeína, que é estimulante.

Empresas relatam os benefícios que essa decisão tem resultado na sua equipe:

  • Motivação: colaboradores sentem-se mais valorizado e acolhido pela empresa tendo em vista o bem-estar e saúde mental com pequenas pausar;
  • Produtividade: por vezes colaboradores podem encontrar dificuldades e bloqueios criativos, não conseguindo avançar em seu projetos e tarefas, realizar essas pausas ajudar a oxigenar o cérebro, aumentam a circulação sanguínea resultando em um melhor raciocínio nas tomadas de decisão;
  • Colaboração: outra utilidade para essas pausas, são a troca de conhecimento, interação e participação dos colaboradores, que buscam opiniões e pontos de vistas de fora para solucionar suas dificuldades, criando uma troca de ideias e resoluções participativas.

O café, em especial, também pode trazer benefícios para o rendimento e entrosamento da equipe no trabalho. Um estudo da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, comprovou que os funcionários que tomam uma xícara de café antes de se envolverem em uma tarefa em equipe têm um trabalho mais construtivo. Os membros que ingeriram cafeína tinham mais concentração e pensamentos positivos sobre eles mesmos. Uma outra pesquisa, esta do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mostrou que o coffee break aumenta em 8% o rendimento de uma empresa.

Ou seja, já está comprovado cientificamente e no dia a dia das empresas, os benefícios que essa pausa para o café tem para o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, para a melhora na qualidade e eficiência do trabalho. 

Agora que você sabe disso, que tal investir em máquinas e insumos para oferecer uma experiência de café deliciosa na sua empresa? A Amiste é especialista no assunto e pode te ajudar a encontrar a solução ideal para sua necessidade! Entre em contato com a loja Amiste Café mais próxima e saiba mais.

Compartilhe esse artigo entre seus amigos, colegas e gestores. Vamos transformar o ambiente de trabalho em locais de criatividade e produtividade.

Nossas Lojas

Acompanhe as nossas redes sociais

@amistecafe

Newsletter